Árvores e Paisagismo Urbano

“As árvores constituem uma parte viva de qualquer cidade, sem as quais o ambiente urbano perderia em agradabilidade, influenciando no clima local, na qualidade do ar e na fauna, principalmente de aves além do fator estético”.

Assim começa o texto do projeto que efetuou o levantamento das espécies arbóreas utilizadas no paisagismo urbano no centro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Foram identificadas 28 famílias, 52 gêneros e 61 espécies, das quais 30 49% do total, são nativas do Brasil. As espécies mais comuns foram às exóticas Bauhinia variegata, Lagestroenia indica e Fícus benjamin, e as nativas Caesalpinia peltophroides, Inga laurina e Licania tomentosa.

Segundo a equipe responsável pelo estudo, o numero de espécies nativas encontrados pode ser explicado pela iniciativa da prefeitura da cidade em incentivar plantios de mudas nativas.

De acordo com o estudo, indivíduos da espécie Caesalphinia peltophoroides representar mais de 25% das 36 mil árvores existentes na região central da cidade.

Fonte http://www.revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo160-publicacao.pdf