Benefícios da arborização urbana

Imagine um equipamento que vale por cinco aparelhos de ar-condicionado. Possui baixos custos de aquisição e de manutenção. Seu design é bonito, além de ser feito de material biodegradável. Ficou interessado? Pois é. Se uma única árvore possui tantas qualidades, imagine os benefícios que um plano de arborização urbana não pode trazer para uma comunidade inteira.

A discussão em torno de questões ambientais está cada vez mais em alta no Brasil e no mundo, em especial no que se refere à luta pela preservação das florestas ainda existentes no mundo — o que, claro, é uma pauta muito importante. Mais do que isso, começamos a perceber também a necessidade de olharmos e pensarmos mais sobre o ambiente urbano e o desenvolvimento sustentável.

Diante dessa mudança recente de paradigma, planos de arborização urbana são mais que necessários, ainda mais em um país como o nosso, onde cerca de 80% da população vive em áreas urbanas, sendo elas agentes e vítimas da degradação ambiental dessas áreas densamente povoadas.

Na prática, então, quais são os benefícios da arborização urbana? Vamos conferir.

A arborização urbana regula o clima

Como já mencionado, uma árvore adulta equivale a cinco aparelhos de ar condicionado, mas não apenas isso. Árvores proporcionam sombra — o que reduz a temperatura do asfalto, por exemplo, em até 2°C —; trás conforto térmico de forma natural, reduzindo o consumo de energia elétrica;  aumenta a umidade relativa do ar e reduz a velocidade dos ventos.

Diminui a poluição

Anualmente, uma árvore adulta consegue absorver um total de 22 quilos de gás carbônico e até uma centena de quilo de gases poluentes lançados na atmosfera, principalmente, por queima de carvão, escapamento de carros e caminhões e diesel. Na prática, isso quer dizer que zonas urbanas arborizadas possuem cerca de 60% menos poluentes no ar.

Mas não apenas a poluição atmosférica é reduzida. A poluição sonora também apresenta uma diminuição significativa, já que as árvores também servem como barreiras a sons indesejados vindos de outras localidades.

Protege a água

Árvores proporcionam não só sombra, como também água fresca. É que elas ajudam a melhorar a qualidade da água, além de diminuir a contaminação de lençois freáticos e mananciais.

Não só protegem a água, como também nos protege da água. Elas diminuem os danos causados por chuvas fortes, já que apenas uma árvore adulta consegue absorver mais de três mil litros de água. Além disso, protege o solo contra a erosão e deslizamentos de terra.

Protege a biodiversidade

Árvores são a base de ecossistemas. Por isso, uma área bem arborizada consegue aumentar a interação entre fauna e flora. Além disso, no caso de árvores frutíferas, servem também como fonte de alimento aos animais e aos próprios moradores do entorno.

Valoriza a região

A arborização urbana torna a região mais agradável não só para os moradores, como também para o turismo e negócios, valorizando imóveis e bairros inteiros, e, consequentemente, contribuindo para o crescimento econômico de toda uma comunidade.

Quais são os cuidados que precisamos ter?

Se os benefícios são inúmeros, há alguns cuidados que devemos ter para o plantio de árvores.

  • Escolher a espécie mais adequada para a região;
  • Pensar no espaçamento correto entre as árvores;
  • Realizar o plantio na época certa;
  • Preparar as covas adequadamente;
  • Irrigar;
  • Realizar o monitoramento de pragas.

Já em relação ao ambiente urbano, é preciso ter em mente questões como qual o tamanho que essa árvore alcançará, se suas raízes poderão causar danos à tubulação ou calçada e qual o tempo de vida da espécie. Para solucionar essas dúvidas, a orientação de um profissional ou empresa pode ser necessária.

O resultado, como já perceberam, será colher muitos frutos, não só os das próprias árvores como também o de uma comunidade mais feliz e integrada com o ambiente