Dia do Solo e do Pau-Brasil

No dia 03 de maio comemoramos no Brasil o Dia do Solo e o Dia do Pau-Brasil. Leia a seguir sobre a importância do solo e algumas de suas características e sobre o pau-brasil, a árvore símbolo do nosso país.

O solo

O solo é uma mistura de minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. É produzido pelas ações dos processos físicos, químicos e biológicos que degradam as rochas e produzem minerais em abundância.

Homem plantando sementes no solo

De extrema importância para todos os seres vivos do nosso planeta, o solo, ou terra, assim como o ar, a água, o fogo e o vento, são fatores essenciais à vida. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e é sobre ele que, na maioria das vezes, construímos nossas casas. Por isso, o solo fértil é indispensável à sobrevivência das espécies do planeta.

Para sua classificação, variadas características dos solos são analisadas. Tais classificações pois visar propósitos bem diferentes, como produção agrícola, construção de estradas, etc. Algumas dessas características são resistência, viabilidade, tamanho de partícula, permeabilidade e grau de desenvolvimento.

Geralmente, a composição do solo contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50%, sendo que cerca de 45% representam a matéria mineral e 5%, a orgânica. Os outros 50% são ocupados por aproximadamente 25% de água e 25% de ar.

Pequenas mudas crescendo na terra

Devemos respeitar a capacidade do solo, pois os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sobrevivência. Para mantermos o solo de forma adequada à sua utilização, sabedoria e consciência são essenciais. Assim, seremos capazes de termos sempre bons frutos.

O pau-brasil

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, o pau-brasil é uma árvore tropical da família das leguminosas; de lenho avermelhado; utilizada em marcenaria e para extrair matéria corante; e abundante no Brasil.

Em 1978, através da Lei 6.607, o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional. Na mesma lei, foi instituído o dia 3 de maio como o dia do pau-brasil. Essa espécie, que já foi considerada extinta, é um marco na história de nosso país.

Árvore de pau-brasil
Árvore de pau-brasil / Foto: Mauro Halpern

O pau-brasil, encontrado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, é uma árvore dominante na Mata Atlântica brasileira. Mesmo assim, hoje está praticamente extinta devido à exploração e ao desmatamento. Dentre tantas árvores, os portugueses descobriram nesta uma riqueza que parecia inesgotável.

Os índios brasileiros já utilizavam essa árvore para confeccionar arcos e flechas. Além disso, usavam o corante vermelho intenso extraído de sua polpa para pintar enfeites, técnica que ensinaram aos portugueses.  E foram eles, os índios, encarregados pelo portugueses a cortar, carregar as árvores até o litoral e colocá-las nos navios a serem enviados à Europa.

Índios brasileiros recolhendo pau-brasil em mapa antigo
Índios brasileiros recolhendo pau-brasil no mapa “Terra Brasilis” do Atlas Miller, de aproximadamente 1519

Foi necessária a quase extinção do pau-brasil para que fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Então, em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto que declarava o pau-brasil como árvore símbolo nacional. Mais tarde, por meio da lei no 6.607, de 7/12/1978, foi ratificado o pau-brasil como a árvore nacional, e instituído o Dia do Pau-Brasil.

Sabia que na Green trabalhamos com comércio e plantio de mudas de árvores nativas? Trabalhando em consonância com órgãos ambientais, realizamos projetos adequados às exigências técnicas e legislações vigentes.

Fonte: Sala Verde / João César Eugênio de Bôscoli Rios