Dicas de árvores para calçadas

A arborização urbana é uma ferramenta para a qualidade de vida. O plantio de árvores também tem papel fundamental no equilíbrio do ambiente e no combate à poluição, seja numa pequena cidade ou grande metrópole. Em muitos municípios, a prefeitura é responsável pelo plantio nas vias públicas. Em outros, há parâmetros para a arborização, que leva em conta o porte da árvore, a largura da rua e até o tamanho das folhas, e é necessário que o munícipe solicite as espécies e as orientações para o plantio da árvore ideal. Selecionamos quatro espécies nativas para a sua escolha ou indicação para a sua calçada.

Ipê (Tabebuia sp:)

Ipê AmareloDe agosto a setembro, a floração amarela, branca, rosa e roxa impressiona. Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas, que não danificam as calçadas. Eles não exigem muitos cuidados, mas devem ficar longe da rede elétrica porque atingem de 4 a 30 metros, dependendo da espécie.

Oiti (Licania tomentosa)

OitiConsiderada a mais urbana das árvores, o Oiti tem ciclo perene, alcança entre 10 e 20 metros em idade adulta e a sua floração amarela é vista entre os meses de junho e agosto. Seus frutos são comestíveis e apesar de tropical, deve ser irrigada regularmente no primeiro ano de implantação.

Pata de Vaca (Bauhinia forficata)

Pata de vacaNativa da Mata Atlântica, a árvore de porte médio atinge entre 5 e 9 metros é muito encontrada pelas ruas por possuir raízes profundas que não estouram as calçadas. Entre outubro e novembro é possível ver suas flores brancas entre a folhagem no formato de uma pata de bovino.

Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

QuaresmeiraÉ uma árvore de pequeno porte, mas elegante, sua altura fica entre 8 e 12 metros, com raízes profundas. Sua floração roxa ou lilás ocorre duas vezes por ano – de junho a agosto e de dezembro a março. Seu fruto pequeno não é comestível, mas é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo