Dicas para deixar sua casa mais sustentável

O tema desenvolvimento sustentável está em alta. Muito se fala em preservação do meio ambiente, redução do consumo nas grandes metrópoles, integração entre natureza e meio urbano. Mas você já parou pra pensar que não precisamos ter um olhar apenas macro quando o assunto é sustentabilidade? Você pode adotar medidas no seu cotidiano para que sua própria casa se torne mais sustentável.

         Mas se você pensa que viver em uma casa mais ecológica e que contribui com a preservação do meio ambiente requer muitos investimentos, é aí que você se engana. Adicionando em sua rotina algumas mudanças simples fará com que, ao invés de ter que investir muito dinheiro, você consiga até economizar mais. Afinal, essas mudanças vêm sempre acompanhadas de redução e reutilização de muita coisa que já possuímos em nossos lares.

         Vamos conferir as dicas?

         Redução do consumo de energia elétrica

         São várias as formas possíveis de se reduzir o consumo de energia elétrica. A primeira, e mais óbvia, é a de desligar aparelhos eletrônicos quando não estiver utilizando. Sabe aquela televisão ligada para ninguém ou aquele rádio cantando para um público de zero pessoas? Pois é. Tirar da tomada os eletrônicos que não estão em uso também é uma ótima dica de economia. Além disso, é preciso ficar de olho no banho muito demorado, que consome não só eletricidade como também água.

         Há outras mudanças, porém, que não precisam alterar sua rotina. Trocar as lâmpadas de sua casa por outras que sejam de LED, por exemplo, fará sua casa gastar até 80% menos energia, o que vai gerar uma economia significativa na conta de luz no final do mês.

         Outra dica para que sua casa se torne mais sustentável é  comprar eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica. Para saber se eles são de baixo consumo ou não, é só olhar qual é a classe energética deles: se for A++ ou A+++, pode comprar. Eles economizam até 70% em comparação com eletrodomésticos de outras classes.

         Otimize o uso da máquina de lavar roupa

         Essa é a única dica em que você deverá acumular para economizar. Quanto mais roupas você lavar de uma vez, maior será a sua economia. Por isso, a dica é que você acumule uma quantidade considerável de roupas ao invés de ir lavando um pouco a cada dia. Isso fará com que você economize tanto no consumo de água quanto no de energia elétrica.

         Por falar na água da máquina de lavar roupa, você sabia que a água descartada por ela pode ser reutilizada? Isso mesmo. Ela pode ser usada para lavar o quintal, a varanda, tapetes, pano de chão, vaso sanitário. A reutilização torna sua casa mais sustentável e seu bolso mais cheio.

         Tenha plantas em casa

         Independente da espécie, plantas são ótimos elementos de decoração para uma casa ou apartamento. Seus benefícios, porém, vão muito além do estético. As plantas também conseguem melhorar a qualidade do ar de sua residência.

         Transforme o lixo orgânico em adubo

         Você sabia que é possível transformar o lixo orgânico de sua casa em adubo? Esse processo se chama compostagem doméstica. Para fazer isso, é necessário que você tenha um recipiente com pequenos furos, onde vai depositar o lixo orgânico. Em poucas semanas, os restos de comida se transformarão em adubo, que pode ser usado no jardim, deixando suas plantas mais saudáveis.

         Aproveite o que a natureza te dá

         O Sol e o vento não só são gratuitos, como também podem ser grandes aliados do seu bem-estar. Por isso, não se esqueça de apagar as luzes em dias claros e de abrir as janelas em dias quentes para o vento circule em sua casa. São dicas simples, mas que representarão economia para o seu bolso e também tornarão sua casa mais sustentável.

         Planeje bem sua compra mensal

         Nesse tópico, não estamos falando, necessariamente, de redução, mas, principalmente, de não exagerar. Muitas famílias acabam comprando no supermercado bem mais produtos e alimentos do que realmente consomem durante um mês. Por isso, é importante que você saiba a quantidade de alimentos que são consumidos por sua família para que nada seja perdido ou passe do prazo de validade.

         Doações são sempre bem-vindas

         Temos a tendência de acumular coisas. Mesmo que a gente reduza o consumo, chega uma hora que a nossa casa acaba ficando cheia de objetos e roupas que não são mais utilizados. Quando isso acontece, é sinal de que é hora de doar.

         Faça uma limpa no seu guarda-roupa, veja quais são os aparelhos que você não usa mais, materiais que podem ser reciclados. Faça isso, pelo menos, uma vez ao ano. Tudo o que ainda estiver em bom estado, doe. Há sempre campanhas de doação de agasalhos e roupas, especialmente no inverno. Já o que não estiver numa condição tão legal, pesquise formas de reutilizá-lo. A criatividade também pode ser uma boa forma para tornar sua casa mais sustentável.