Empresa eco-friendly: descubra o que é esse conceito

Empresa eco-friendly – ou “empresa amigável ao meio ambiente”, em inglês – é um termo que se refere a algo não causa danos socioambientais, que está preocupado com a redução de impactos ao meio ambiente e que preze por uma produção, consumo e modelo de vida sustentável. Não apenas pessoas, mas também por governos, organizações e empresas podem adotar essa postura.

Portanto, uma empresa eco-friendly é aquela que investe em um modelo de produção que não cause – ou reduza – danos ao ambiente, tenha políticas internas de redução de consumo e consumo sustentável e esteja sempre atenta a novas tecnologias que diminuam impactos ambientais em qualquer uma das etapas ou áreas de sua escala produtiva.

Por que ser uma empresa eco-friendly?

A resposta mais imediata e óbvia para essa pergunta é que essas práticas causam impactos positivos não apenas ao meio ambiente, mas também à comunidade na qual sua empresa está inserida. Boas práticas ambientais acabam interferindo em todo um ecossistema, influenciando positivamente na educação ambiental dos colaboradores e seus familiares e servindo como exemplo para outras pessoas e outros empreendimentos.

Os benefícios, entretanto, não param por aí. Ser uma empresa eco-friendly pode melhorar também a imagem de sua marca. E isso ocorre não apenas em relação aos seus consumidores já fidelizados, como também em relação àqueles clientes em potencial. Com as questões cada vez mais em pauta em jornais, debates políticos e conversas entre amigos, a adoção de práticas sustentáveis acabam sendo bem mais do que caprichos ou meramente preocupação ambiental, para se tornarem vitais para a longevidade de sua marca.

Afinal, essas boas práticas ambientais podem e devem se tornar públicas. Marketing verde é o nome que se dá para esse marketing que as empresas eco-friendly usam para divulgar a sua marca. O marketing verde agrega muito valor aos produtos e serviços de sua empresa. Afinal, com a adoção dessas práticas, uma propaganda indireta positiva é possível de ser realizada.

Como ser uma empresa eco-friendly?

Como já foi dito, uma empresa pode se tornar eco-friendly simplesmente adotando medidas que prezam pela saúde do meio ambiente. Isso significa que, se sua empresa reduzir o consumo de materiais e energia, adotar práticas mais sustentáveis de produção e investir em projetos e ações que beneficiem o ecossistema, ela já pode divulgar suas ações para o grande público e se auto afirmar como uma empresa amiga do meio ambiente.

Há, porém, métodos mais formais de se conquistar esse “título”. Uma delas é por meio de uma certificação. Sistema B é uma das mais reconhecidas e respeitadas dessas certificações de empresas ambientalmente responsáveis. A maior parte das empresas que querem um selo oficial de sustentabilidade vislumbram se tornarem uma Empresa B.

Essa certificação, porém, possui um processo bastante demorado. Para conquistá-la, as empresas interessadas precisam passar por um processo que costuma durar de seis a longos 24 meses. O tempo varia de acordo com a complexidade da companhia.

Quais são os passos para se tornar uma Empresa B?

O primeiro passo nesse processo é o preenchimento de um questionário bastante detalhado disponibilizado no site da organização, num total de 200 perguntas. Os temas são bastante abrangentes, e englobam questões ambientais, mas não só. Temas como a representatividade feminina em cargos gerenciais até um levantamento sobre reclamações ou denúncias contra a empresa ou multas e sanções que a instituição ou alguma filial tenha recebido.

Cada uma das 200 perguntas valem um ponto. Ao final, soma-se as respostas positivas e as negativas. A empresa que conquistar 80 pontos ou mais, está apta a receber essa certificação e se tornar, oficialmente, uma empresa eco-friendly certificada. Antes disso, porém, é preciso enviar para a organização documentos e comprovações das respostas.

Essa certificação tem um prazo de validade de três anos. A intenção é que, mesmo as empresas que já conquistaram a certificação, apresentem melhorias contínuas em práticas socioambientais.

Como adotar práticas sustentáveis?

Com ou sem certificação, uma empresa eco-friendly precisa adotar práticas sustentáveis. Há um tripé para nortear as ações a serem desenvolvidas, e todas elas devem ser ecológicas, economicamente possíveis e socialmente justas. Ecológica porque estamos falando de meio ambiente. Economicamente possível porque não podemos esquecer que, ainda que seja uma empresa sustentável, ela necessita também gerar lucros e produzir. Por fim, socialmente justas porque sustentabilidade é muito mais do que preservar o meio ambiente, pois abrange também questões sociais de nossa comunidade.

Além disso, há dois lemas básicos – quase como mantras – quando se trata de práticas sustentáveis: o dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e o dos 4 Ss (Segurança, sustentabilidade, satisfação do cliente e aceitação social.

Comece a investir em reciclagem e reaproveitamento de materiais, em formas e métodos de economizar água na produção e de eliminar ou reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis e em formas de eliminar completamente ou substituir produtos utilizados durante seu processo de produção por outros que não poluem ou que, pelo menos, diminuam o impacto no meio ambiente. Separar e destinar o lixo de forma adequada também pode ser um bom início de processo.