Jardinagem e paisagismo

Muita gente acaba se confundindo entre os conceitos de jardinagem e paisagismo. Apesar de serem complementares, eles não são, necessariamente, sinônimos um do outro.

O jardineiro é um profissional que atua mais na execução e realiza o cuidado e manutenção de espaços verdes. Já o paisagista é o responsável por elaborar e planejar a criação projetos que têm como finalidade não apenas a estética, como também uma integração harmoniosa entre a natureza e o homem.

Por conta disso, são duas profissões que, apesar de dialogarem entre si, atuam cada uma em áreas específicas desse campo de trabalho.  Vamos entender melhor essas diferenças?

O que é jardinagem?

Ofício do jardineiro, é a área que cuida e cultiva jardins em áreas abertas ou fechadas, seja por estética ou subsistências. Além de profissionalmente, pode ser desenvolvida para uso pessoal, familiar ou como hobby.

O que é paisagismo?

O paisagismo pode ser considerado uma ramificação da arquitetura que, ao invés de concreto, tijolo e outros materiais sintéticos, utiliza a própria natureza como matéria prima. Atua principalmente em áreas externas, sejam elas públicas ou privadas.

Áreas com projetos paisagísticos tendem não só a ser mais funcionais, bonitas e harmônicas, como também apresentam imóveis mais valorizados. Por conta disso, o paisagismo consegue, além de ampliar o bem estar da população, ser um ótimo investimento a médio e longo prazo.

Por atuar na elaboração de projetos paisagísticos no meio urbano, o profissional da área deve sempre levar em conta alguns elementos, como:

  • Estética: o visual importa. Paisagistas pensam não só, mas também na aparência final que o projeto paisagístico desenvolvido terá, podendo incluir, se necessário, elementos artísticos;
  • Mobilidade: por se tratar de um ambiente urbano, o paisagista deve se preocupar também com a facilitação da mobilidade de pessoas e carros;
  • Integração: homem e natureza devem estar integrados de forma harmoniosa.

Como se tornar um paisagista?

Este é um campo de atuação relativamente novo. Apesar de ser disciplina dos cursos de graduação de Arquitetura, Agronomia, Belas Artes e Biologia, você só se torna um paisagista após realizar uma pós-graduação em Paisagismo.

Há também algumas áreas distintas em que o profissional pode atuar e se especializar, como:

  • Arquitetura de interiores e paisagismo: elabora projetos de ambientes internos integrados ao paisagismo, e na concepção de áreas e cômodos confortáveis e funcionais.
  • Arquitetura de paisagem: projetos em ambientes externos públicos ou privados, visando sempre a harmonia entre meio ambiente, estética e funcionalidade.
  • Paisagem e ambiente: atua em projetos de paisagem urbana de caráter habitacional.

O mercado de trabalho

Mercado amplo e em expansão, o profissional da área é bastante solicitado, especialmente, em grandes cidades ou cidades que apresentam rápido crescimento. Como a urbanização não planejada tende a tornar cada vez mais raras as áreas verdes — fazendo com que o estresse da população e até mesmo problemas de saúde aumentem —, o paisagista acaba sendo um elemento fundamental para essa mudança no bem estar de uma comunidade e, consequentemente, valorizado.