Uma experiência literária com as árvores da Mata Atlântica

Natu Contos é um aplicativo infantil para smartphones que oferece um conteúdo lúdico e original sobre o universo da natureza. Ao estimular expedições divertidas por parques, que podem ser feitas com a família ou com educadores, a criança é incentivada a aproveitar o tempo de forma sociável, criativa e saudável.

Para a equipe que desenvolveu o aplicativo

[…] reconectar adultos e crianças com o meio ambiente é uma tarefa urgente e fundamental. Queremos contribuir para mudar o cenário atual do mundo onde as crianças têm cada vez menos contato com o verde, principalmente nas grandes cidades, já que muitas passam horas conectadas à internet e dentro de apartamentos.

Assim, o objetivo maior é criar um movimento cultural formado por pessoas apaixonadas e interessadas pela natureza, colaborando para que as novas gerações tornem-se mais engajadas com a preservação do planeta.

Primeira Edição

A primeira edição, “Natu – Contos das Árvores”, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, oferece uma experiência literária com as árvores da Mata Atlântica localizadas em parques e áreas verdes urbanas.

Por meio de uma expedição botânico-literária, o aplicativo convida adultos e crianças a descobrirem contos infantis em árvores de diferentes espécies. Quando uma árvore é encontrada, um universo lúdico sobre ela se abre: um vídeo animado a apresenta e um conto fica disponível para o adulto ler com a criança embaixo da sua copa.

Esses contos são obras literárias produzidas por um time de autores premiados da literatura infantojuvenil e narrados por vozes importantes da música brasileira. Uma vez coletadas, as histórias vão para uma biblioteca e podem ser relidas e ouvidas quantas vezes quiser, de qualquer lugar.

Autores e Narrações

Os contos originais foram produzidos por autores da literatura infantojuvenil e narrados por artistas da música brasileira.

Jequitibá: Tiago de Melo Andrade e Lenine
Pau-ferro: João Anzanello Carrascoza e Martn’ália
Ipê-amarelo: Índigo e Tiê
Pau-Brasil: Andrea Pelagagi e Fernanda Takai
Embaúba: Claudio Fragata e Ney Matogrosso

Campanha de crowd-funding

A plataforma foi lançada para iOS nesse ano de 2019, ao final de abril, e disponibilizada ao público de forma gratuita. No entanto, o objetivo dos desenvolvedores é replicar o conteúdo para a plataforma Android, aumentando assim o alcance do conteúdo. Para conseguir alcançar essa meta e manter o acesso gratuito ao aplicativo, uma campanha está em andamento do Catarse: https://www.catarse.me/natucontos.

Campanha de crowd-funding para desenvolver versão Android do aplicativo

Faça o download!

O aplicativo para iOS pode ser baixado gratuitamente na App Store.

A versão para Android está prevista para Julho de 2020, caso a campanha de crowd-funding seja bem sucedida!

E não deixe de seguir o trabalho super legal da Natu nas redes sociais:

Instagram: @natucontos
Facebook: Natu Contos