O Preço por Cortar Árvores Urbanas

Estudo americano revela que as árvores urbanas do estado do Tenessee tem o benefício econômico de 638 milhões de dólares por ano, e que o custo para repor essas árvores pode chegar a 80 bilhões.

No Tenessee, USA, um estudo estimou o valor que cada árvore urbana tem para o estado, cerca de 2,25 dólares árvore/ano. Parece não ser muito, mas multiplicando por 284 milhões de árvores chega-se a um numero considerável.

Números. Eles sempre são importantes. Quantas árvores são cortadas por mês na cidade de São Paulo? E quantas outras são plantadas?

Através da redução do consumo de energia, filtragem do ar e da água, armazenando carbono, as árvores no estado do Tenessee tem o benefício econômico de mais de $638 milhões.

Segundo os autores do estudo o maior benefício está no sequestro do Carbono, cerca de 350 milhões de dólares. Juntas, as árvores urbanas do estado armazenam cerca de 16.9 toneladas do elemento que participa ativamente no aumento da temperatura do planeta, efeito estufa.

São Paulo é a cidade, do estado, que tem a legislação mais avançada no que se refere à corte de árvores, pelo menos é o que eu tenho escutado, inclusive por técnicos da Secretaria do Verde.

Ainda, as árvores americanas removem cerca de 27,1 toneladas de poluentes da atmosfera.

Os autores por trás do estudo afirmam que o grande problema das árvores do estado americano é a competição com árvores exóticas e doenças, e que se todas as árvores morrerem, ou forem cortadas, o custo para substituí-las será de 80 bilhões de dólares.

Esse estudo do Serviço Florestal americano, vinculado ao U.S. Department of Agriculture, não levou em consideração os valores indiretos proporcionados pelas árvores. Por exemplo, qual o benefício de se ter um parque para caminhar aos finais de semana? Uma área verde para jogar bola com as crianças ou a sombra de uma árvore para namorar?

Realmente o Ipê Amarelo é bonito.

Bom, mas será que é difícil cortar uma árvore em São Paulo? Possível é, e existe um cálculo compensatório para aqueles que cortarem com autorização. Com certeza mais mudas são plantadas do que árvores cortadas.

E para aqueles que cortam sem autorização a multa é pesada, e a reparação do dano também.

Confira o estudo do Serviço Florestal Americano na Íntegra: http://www.srs.fs.usda.gov/pubs/gtr/gtr_srs149.pdf