O que é marketing verde e como usá-lo a seu favor

Produtos verdes. Empresa eco-friendly (amiga do meio ambiente, em inglês). Utilização de apenas materiais reciclados. Esses e outros discursos fazem parte do chamado “marketing verde”, também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing.

De uma forma geral, as empresas divulgam não só produtos, mas tudo o que possa melhorar sua imagem. Isso também serve para programas ecológicos e práticas sustentáveis. Aquelas que têm alguma ação focada no desenvolvimento sustentável, que utilizam materiais reciclados, participam de programas ecológicos ou qualquer outro projeto ligado ao meio ambiente, fazem questão de informar aos seus clientes e potenciais clientes o quanto estão engajadas na preservação do meio ambiente. Isso porque em um mundo em que temas como sustentabilidade estão cada vez mais em alta, faz bem informar. A imagem de qualquer marca que se apresenta como uma defensora ambiental tende a melhorar. Ou seja, além de ajudar o meio ambiente, a empresa eco-friendly acaba contribuindo também com seu próprio marketing.

A origem do marketing verde

Surgiu na Europa e nos Estados Unidos. O marketing verde veio juntamente com a onda de consciência ambiental por parte da população, ciência e governos. Ou seja, assim que a pauta começou a ganhar evidência, as empresas viram nisso uma dupla oportunidade. Primeiramente, de contribuir com projetos que visam a sustentabilidade. Em segundo lugar, com a melhora da imagem de suas marcas.

Mas essa necessidade é também uma via de mão dupla. Por um lado, muitas empresas investem e se mostram como amigas do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Por outro, mais consumidores pressionam que outras empresas façam o mesmo. Isso se torna um ciclo virtuoso. 

No Brasil não foi diferente. O marketing verde chegou em nossas terras por meio de empresas multinacionais estrangeiras, especialmente vindas dos precursores do movimento, Estados Unidos e países europeus, ganhando força nos anos 90.

De lá pra cá, as empresas instaladas no Brasil vêm investindo cada vez mais nesse tipo de marketing. Elas apresentam aos seus consumidores suas estratégias sustentáveis, seja de redução no impacto ambiental, apoio a campanhas e projetos ecológicos, uso de materiais recicláveis ou produtos menos danosos ao meio ambiente.

O que é preciso fazer para se enquadrar no marketing verde?

Há algumas diretrizes que norteiam o chamado marketing verde. Para que seu empreendimento se enquadre nesse modelo de negócio, ele deve ser:

  • Economicamente possível: não podemos nos esquecer nunca que empresas precisam de lucro. Ou seja, uma mudança no estilo de produção tem que vir acompanhada de um estudo de impacto econômico. Ser sustentável é conseguir um equilíbrio entre crescimento e meio ambiente.
  • Ecológico: se tratando de marketing verde, obviamente seu empreendimento tem que ter como um de seus objetivos ser ecológico. Muito cuidado em ser uma empresa verde apenas no discurso. Afinal, um discurso diferente da prática pode acabar manchando a imagem de sua empresa ao invés de melhorá-la.
  • Socialmente justo: sustentabilidade é muito mais do que preservar o meio ambiente, pois abrange também questões sociais de nossa comunidade. Contribuir para uma sociedade mais justa faz parte também de uma empresa verde.

Além disso, sua empresa deve se atentar para dois grandes lemas da ecologia: o dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e o dos 4 Ss (Segurança, sustentabilidade, satisfação do cliente e aceitação social.

Como percebe, uma empresa verdadeiramente verde consegue ter um lucro duplo: o primeiro, e mais óbvio, é na economia durante seu processo de produção, já que a  sustentabilidade sugere redução e otimização dos gastos. O outro é na imagem. Vender-se verde contribui para agregar valor à sua marca, e os consumidores de hoje reconhecem e exigem esse posicionamento.

Por onde começar?

Agora que já entendemos o que é e como o marketing verde pode contribuir para a sua empresa, fica a pergunta: por onde começar?

Investir em reciclagem e reaproveitamento de materiais pode ser um bom início, já que a médio e longo prazo, sua empresa já sentirá uma diferença em relação aos gastos, sem falar no aumento da admiração dos consumidores. Seguindo a mesma ideia, encontrar formas de economizar água na produção e de eliminar ou reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis será vantajoso tanto para o seu empreendimento (na conta de água do final do mês), quanto para o meio ambiente.

Além disso, outro passo importante é eliminar completamente ou substituir produtos utilizados durante seu processo de produção, por outros que não poluem ou que, pelo menos, diminuam o impacto no meio ambiente. Separar e destinar o lixo de forma adequada, especialmente se a empresa estiver instalada em uma cidade com serviço de coleta seletiva, também pode ser implementado já nesse primeiro momento.

Depois de realizado todas essas tarefas iniciais, sua empresa pode começar a pensar em desenvolver ou colaborar com programas que já existam e que contribuem para a preservação do meio ambiente ou diminuição de sua degradação.

Esses passos são os primeiros e mais importantes. Feito isso, comece a informar seus consumidores do quanto sua empresa conseguiu reduzir os danos ambientais durante o seu processo de produção e veja o quanto esse é um tema que atrai novos consumidores e fideliza outros que já são seus clientes.

Plantio de árvores

Além de reduzir o consumo e reciclar e reduzir o uso de materiais, sua empresa pode ser sustentável também realizando o plantio de mudas de árvores, o que diminuirá ou até neutralizará os impactos das emissões de poluentes na atmosfera por sua empresa.

Entre em contato com a gente. Ações como essas fará bem para a imagem de sua empresa e, certamente, atrairá clientes de qualidade e preocupados com o desenvolvimento sustentável do planeta.