Projeto de Arborização da Nova Luz é Aprovado

O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Cades – aprovou hoje o Estudo de  Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Nova Luz.

Dentre outros, o EIA propõe a arborização de ruas, praças, bulevares e espaços públicos com o objetivo de  elevar a qualidade urbana e ambiental da área, oferecendo conforto e sombra às  rotas de pedestres e aumentando a biodiversidade local.

Também, deverá contribuir, junto com os demais elementos, para reforçar a hierarquia das vias e espaços”. Nas ruas mais estreitas, a arborização será concentrada no lado da rua com maior incidência solar e nas avenidas mais largas será dos dois lados.

A arborização das vias formará corredores verdes que permitirão a conectividade entre as áreas verdes, existentes e a serem implantadas, bem como de áreas verdes localizadas no entorno próximo, como o Parque da Luz, a Praça da República, a Praça Princesa Isabel, a Praça Júlio Prestes e o Largo do Arouche.

Quanto às espécies que serão utilizadas na arborização, o EIA/RIMA explica que “foram selecionadas espécies nativas, de boa adaptação ao ambiente urbano, que não necessitam de irrigação e com características para atender às funções planejadas para cada área (sombra,
identidade local, estética)”.

O Projeto Urbanístico Nova Luz, que engloba o polígono formado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, Rua Mauá e Avenida Cásper Líbero, na cidade de São Paulo, têm como missão definir as bases para a requalificação da região e a implementação de equipamentos e serviços que reforcem suas características comerciais, sociais e culturais.

EIA/RIMA completo http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=1 página 24.