The Sims 4 Vida Sustentável: o que o jogo tem a nos ensinar

A série de jogos The Sims, sucesso mundial desde o lançamento de seu primeiro jogo, em 2000, sempre esteve na frente quando o assunto é inovação. Nele, os jogadores cuidam de uma família, tendo que gerenciar as finanças, carreiras de emprego, felicidade e desenvolvimento de seus integrantes. O jogo aborda também temas bastante necessários de nossa atualidade. Em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, isso não é diferente.

Atualmente, a série está em sua 4ª sequência, intitulada The Sims 4. Repleto de expansões – jogos comprados à parte para dar mais profundidade e variedade ao jogo base -, uma das últimas novidades da série foi a expansão The Sims 4: Vida Sustentável, que trouxe de forma mais concreta ao universo do jogo a temática ambiental. Mais do que mero entretenimento, o jogo consegue trazer aos gamers muitos ensinamentos importantes que devemos levar para a nossa realidade.

Acompanhe esse artigo e veja o que o The Sims 4: Vida Sustentável tem para nos ensinar como sociedade.

O que é o The Sims?

The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real. O jogador cria pessoas virtuais chamadas “Sims” e administra suas necessidades, humores e desejos

No geral, eles não possuem objetivos definidos, dando ao jogador possibilidades quase infinitas de escolha, desde a profissão, quantos filhos (se vai ter filho), par romântico, roupa, alimentação, etc, em uma sociedade totalmente livre de preconceito. No universo de The Sims, um humano, por exemplo, pode se apaixonar e casar com um alienígena, sem que os outros habitantes julguem isso como algo estranho.

Cada uma das sequências de The Sims possui várias sequências temáticas que expandem ainda mais as possibilidades.

Um pouco mais sobre o The Sims 4: Vida Sustentável

Lançado no final do primeiro semestre de 2020, o The Sims 4 Vida Sustentável ampliou muito do universo do jogo, a começar pela adição de mais uma cidade jogável, chamada de Evergreen Harbor.

Inicialmente, esta é uma cidade com ausência quase completa de árvores, bastante poluída devido à presença de indústrias poluentes e pouco verde e com uma população adoecida por conta desse desequilíbrio ambiental.

Nessa cidade, os gamers poderão optar por criarem personagens mais ecológicos e que adotem um estilo de vida mais sustentável. Para isso, os personagens usam recursos alternativos para gerar energia, cultivando sua própria comida e reciclando materiais para criar móveis novos.

Além disso, pode-se fazer um esforço que reúna toda a comunidade, de modo a tornar  Evergreen Harbor um verdadeiro pólo de sustentabilidade, para que todos percebam como pequenas mudanças podem ter um impacto significativo no mundo ao seu redor.

Como o The Sims 4: Vida Sustentável dialoga com a realidade?

Primeiramente, é importante destacar que, devido à sua popularidade, quaisquer temas levantados pela série impactam positivamente no desenvolvimento dos jogadores, formados majoritariamente por crianças, adolescentes e jovens. Portanto, ao tratar um tema tão importante quanto a sustentabilidade, o jogo está não apenas divertindo como também educando.

Em segundo lugar, ele apresenta de forma lúdica muito do que realmente acontece em bairros e cidades que se reinventaram na questão da sustentabilidade. Ao transformar a então poluída Evergreen Harbor em uma referência de cidade verde, muita coisa acontece.

Os Sims (nome dado aos habitantes do jogo) ficam mais saudáveis e felizes quando a poluição é eliminada e o verde se multiplica. Algo muito próximo do que ocorre na vida real. Há vários estudos, por exemplo, que comprovam a melhora do bem estar e diminuição do risco de depressão em moradores de áreas arborizadas.

Valorização imobiliária

Outro ponto observado no jogo é a valorização de toda a região. Assim que o jogador consegue tornar Evergreen Harbor uma cidade verde e sustentável, as residências do local se transformam. Se, antes, o local era repleto de casas degradadas, depois da transformação, são construídas residências bonitas, ecológicas e integradas à nova paisagem. Obviamente, na vida real essa transformação não acontece de repente, mas a médio e longo prazo. Entretanto, é inegável que imóveis se tornam mais valorizados em regiões arborizadas e com o meio ambiente integrado. Afinal, isso traz mais prosperidade e investimentos à região.

Por fim, um terceiro ponto notado pelos gamers ao jogarem The Sims 4: Vida Sustentável é o das finanças. Os simoleons (nome do dinheiro do jogo) não são ilimitados, assim como na vida real. Portanto, a partir do momento em que os personagens começam a colocar em prática conceitos básicos da sustentabilidade, em especial, o de reutilizar e reciclar materiais, passam também a gastar menos. Isso também ocorre quando optamos por repensar nosso consumo. O consumo excessivo é um dos grandes causadores da degradação ambiental de nosso planeta.

Portanto, há uma grande lição que podemos tirar de The Sims 4: Vida Sustentável. A de que sustentabilidade, prosperidade, saúde e economia andam juntos, seja num universo ficcional ou na nossa vida de verdade. A transformação de nosso bairro e cidade, assim como no jogo, depende apenas de nós.